Maternidade poderá conceder certidão de nascimento

As maternidades dos hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverão instalar postos de atendimento em suas dependências para conceder certidões de nascimento, caso seja aprovado o Projeto de Lei n. 5.643/05, da deputada Suely Campos (PP-RR).

"Embora a gratuidade o registro civil seja garantida desde 1997, ainda existem milhares de pessoas que nunca foram registradas", afirma a autora do projeto. "O registro na própria maternidade muito contribuiria para resolver o problema, tendo em vista que muitos pais não têm a perfeita noção da importância da certidão".

Segundo Suely Campos, pesquisas indicam que o sub-registro abrange 21,3% da população, sendo que em alguns lugares esse índice chega a 60%. Com isso, a cada ano 830 mil recém-nascidos ficam sem o registro de nascimento e, mais tarde, acabam privados da cidadania ao ser impedidos de matricular-se na escola e tornam-se propensos ao trabalho infantil.

Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Site da Câmara dos Deputados - 08/08/2005