Central Eletrônica de Registro de Imóveis – CERI - Faça sua adesão


Assinatura do convênio da SERJUS-ANOREG/MG com a Fazenda Nacional em Minas Gerais.
Assinaram o convênio Dr. Carlos Alberto Fagundes Amaral Vice-Presidente da SERJUS-ANOREG/MG e

Dr. Cláudio Roberto Leal Rodrigues Procurador-Chefe da Fazenda Nacional em Minas Gerais.

 

Existe, desde dezembro de 2008, uma Central Eletrônica de Registro de Imóveis, conhecida como CERI, que permite aos órgãos públicos consultar, por meio eletrônico, sobre a propriedade de imóveis, através de Termo de Cooperação para o Intercâmbio de Informações.

O que é o Sistema CERI (Central Eletrônica de Registro de Imóveis)?

Significa o software (portal) mantido pela SERJUS-ANOREG/MG, no endereço www.ceri.com.br, para utilização por entidade publica, com a finalidade de viabilizar a solicitação e recebimento de informações dos Cartórios integrantes do sistema. Este sistema dá acesso exclusivo às entidades públicas, cartórios participantes e à SERJUS-ANOREG/MG, como administradora do portal.

A pesquisa é feita pelas entidades públicas para saber se existem bens ou direitos de propriedade de determinado nome e CPF/CNPJ. Se existem bens ou direitos, será emitida uma certidão positiva, sendo esta remetida à entidade pública ou disponibilizada, no próprio site, a cópia da matrícula digitalizada.

Participam do Sistema CERI a Procuradoria Federal da União no Estado de Minas Gerais, a 1ª Procuradoria da Dívida Ativa do Estado de Minas Gerais e a Procuradoria da Fazenda Nacional.

Em um ano de existência foram feitas 6.528 solicitações aos 5 cartórios participantes, que são: 1º, 2º, 3º, 4º e 7º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte. Destas solicitações, 1.670, tiveram resposta positiva e 25.201 tiveram resposta negativa.

As respostas positivas atingiram uma porcentagem de 6,21%, gerando economia de 93,79% na emissão de certidões e ofícios para os respectivos órgãos públicos.

A única exigência para participar do sistema é ser associado à SERJUS-ANOREG/MG, quando é feito um Termo de Adesão.

 

Não há nenhum custo/despesa para uso do sistema. Da forma que o sistema foi concebido, basta apenas um computador com acesso à internet, independendo do grau de informatização do Cartório.

 

Procedimento para Adesão: Preencher e enviar o formulário abaixo para SERJUS-ANOREG/MG endereço: Rua Juiz de Fora, 1231 - Santo Agostinho - CEP 30.180-061 - Belo Horizonte - MG.

 

Junto com o formulário preenchido enviar o seu e-mail para que possa enviar o seu usuário e senha para acesso ao sistema.

 

- Formulário.

 

Dúvidas pelo e-mail: ceri@ceri.com.br.


Fonte: SERJUS-ANOREG/MG - 06/01/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.