CCJ rejeita proposta de prazo para certificar imóvel rural

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitou o Projeto de Lei 3611/08, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que fixa prazo de 90 dias para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) certificar a regularidade da documentação apresentada pelo proprietário e a ausência de sobreposição de imóveis, e de 30 dias para o fornecimento do certificado correspondente. O projeto foi considerado inconstitucional e deverá ser arquivado.

De acordo com o relator, deputado Luiz Couto (PT-PB), a matéria é de competência legislativa da União, porque se trata de autarquia sua. O deputado disse que a aprovação do projeto ofenderia ao princípio da separação dos poderes, previsto na Constituição. "Não cabe ao Poder Legislativo, em projeto de sua iniciativa, fixar prazo para que órgão de outro Poder realize determinada tarefa", explicou.

A CCJ rejeitou o projeto no último dia 28. Anteriormente, a proposta havia sido aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Íntegra da proposta:

PL-3611/2008


Fonte: Site da Câmara dos Deputados - 16/06/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.