CCJ da Câmara aprova proposta que simplifica divórcios e separações


A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11) o Projeto de Lei 6416/05, que permite que divórcios, separações, partilhas e inventários consensuais e que não envolvam interesses de menores ou incapazes sejam registrados e homologados em cartórios, por meio de escritura pública, e não mais no Poder Judiciário.

O secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Cruz Bottini, avalia que a mudança contribuirá para reduzir o volume de processos remetidos ao Judiciário, possibilitando que a estrutura desse Poder fique concentrada na solução de processos em que realmente exista conflito. "Além disso, a proposta disponibilizará um mecanismo extrajudicial rápido, seguro e eficiente para que as partes regularizem sua situação nos casos em que não há discordância sobre os termos do inventário, da partilha, do divórcio e da separação", destaca.

O Projeto de Lei 6416/05 é uma das 26 propostas de alteração nos processo civil, penal e trabalhista que o Executivo apontou como fundamentais para a reforma do Judiciário em dezembro de 2004, das quais cinco já foram transformadas em lei. Após a aprovação da Emenda Constitucional 45, a reforma infraconstitucional tornou-se prioridade do governo federal para combater a morosidade do Judiciário, com medidas que prevêem maior rapidez à tramitação de ações judiciais, a valorização das decisões de primeiro grau e o combate da utilização da Justiça com fins meramente protelatórios.         


Fonte: Site do Ministério da Justiça - 11/05/2006