Incra fará emissão de Certificados de Cadastro de Imóveis Rurais do triênio para todo o País


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fará, no dia 7 de dezembro, plantão especial no setor de cadastro para a emissão dos Certificados de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) referentes aos anos de 2003, 2004 e 2005 simultaneamente em todo o País. No total, serão emitidos 4.845.705 certificados. Desses, 4.134.802 serão entregues nos endereços de correspondência dos proprietários de imóveis rurais pelos Correios e o restante, 710.903, será encaminhado às Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), localizadas nas prefeituras.

Essa é a maior emissão de CCIR's simultânea deste governo. “Com essa ação o Incra avança no processo de reordenamento e regularização fundiária no país”, destaca o presidente do Incra, Rolf Hackbart. Noventa por cento dos proprietários são agricultores familiares, donos de pequenos imóveis rurais. Com o CCIR, eles terão maior facilidade de acesso ao crédito, pois o certificado é exigido nas operações financeiras e deve ser atualizado anualmente. Constam do documento todas as informações de localização, do proprietário e da exploração agropecuária do imóvel.

Valor simbólico

O diretor e coordenador de Ordenamento Territorial do Incra, Marcos Kowarick, informa que, ao receber o Certificado de Cadastro, o detentor do documento deve se dirigir a qualquer agência ou posto de atendimento dos Correios para efetuar o pagamento da Taxa de Serviços Cadastrais até o dia do vencimento, em 23 de janeiro de 2006. A cobrança tem valor simbólico de R$ 3,57 no total – correspondente aos três anos. A última emissão do CCIR havia sido feita em novembro de 2002. O novo certificado só terá validade após a quitação da taxa.

Caso as informações contidas no documento apresentem alguma inconsistência ou o proprietário não receba o CCIR, ele deverá procurar as Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) localizadas nas prefeituras municipais ou as Superintendências Regionais do Incra. A partir da data de vencimento será cobrada uma multa de 10% e juros de mora de 1% ao mês ou fração de mês. Esse é o único pagamento que o detentor de imóvel rural deve efetuar. Nenhuma outra taxa será cobrada em relação ao certificado. Os demais serviços são gratuitos.

Para maiores orientações, o interessado deve procurar as UMC's, as Unidades Avançadas e as Salas de Cidadania do Incra nos estados.

O Incra intensificou os trabalhos para emissão dos CCIR's nos últimos três meses. A ação mobilizou uma equipe em Brasília, que ficou responsável por manter contato com as 30 Superintendências Regionais distribuídas por todo o País. “A atualização desses dados é fundamental para a atividade de governo e de planejamento, além de prestar um importante serviço ao meio rural, sobretudo aos agricultores familiares de baixa renda. Com isso vamos avançar e melhorar as informações sobre o próprio País”, avalia Kowarick.

 


Fonte: Site do Governo Federal - 30/11/2005