Cartórios atenderão pela Internet


Iniciativa da Anoreg BR evitará o deslocamento e a contratação de despachantes pelas pessoas que necessitarem de certidões de um cartório localizado em outro município.

A partir de meados de setembro, os 1,5 mil cartórios do Estado de São Paulo estarão aptos a receber pedidos de certidões por meio da internet. A medida evitará o deslocamento ou a contratação de despachantes pelas pessoas que necessitarem de certidões de um cartório localizado em outro município. 

O pedidos da rede serão viabilizados por um convênio fechado entre a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) e os Correios que prevê a entrega dos documentos no endereço do solicitante via Sedex. O presidente da Anoreg, Rogério Bacellar, afirma que o prazo médio de entrega será de 72 horas e no máximo cinco dias, também em setembro o serviço estará disponível no Paraná e será possível que de lá o usuário solicite uma certidão de um cartório de São Paulo. 

O mesmo ocorrerá quando o sistema for implantado nos demais Estados do Ppaís. Para outubro, está previsto o início da atividade na Bahia e até dezembro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Paraíba. No primeiro semestre de 2004 o serviço deverá estar disponível no restante do país. Bacellar afirma que o valor do serviço será o mesmo das tabelas acrescido das despesas com o Correio. Além da internet ( www.cartorio24horas.com.br), os pedidos poderão ser feitos nas agências do Correio ou em cartórios do município do interessado. 

O presidente da Anoreg de São Paulo, Ary José Lima, acredita que sejam realizados cerca de 100 mil pedidos on line por mês na cidade de São Paulo. De acordo com Lima, o solicitante terá de fornecer o número da matrícula da certidão ou indicar o cartório onde ela foi expedida. Caso não tenha esses dados, o site fará uma busca por meio das informações disponibilizadas pelo solicitante. 

Paralelamente ao atendimento on line, a Anoreg está desenvolvendo o projeto de certificação digital dos cartórios. Atualmente, 150 cartórios brasileiros estão preparados para fornecer cópias de certidões autenticas diretamente pela internet. O plano da entidade é implantar o sistema nos 18 mil cartórios do país até o ano que vem. “Quem nasceu em Manaus e mora em São Paulo poderá tirar uma cópia de sua certidão de nascimento em segundos”, afirma Bacellar. Segundo ele, a certificação não concorrerá com a entrega via Sedex, pois são serviços com valores e prazos diferenciados. 


Fonte: Informativo Eletrônico 126/2003 da ANOREG BR