Retificação de registro de nascimento - Juiz permite inclusão de apelido

Um agente penitenciário conseguiu, na Justiça, acrescentar em seu nome um apelido e, consequentemente, a retificação de seu registro de nascimento. Ele revelou que é chamado de Braddock pelos familiares, amigos e conhecidos. Por esse motivo, requereu a inclusão do apelido em seu nome.

O juiz Fernando Humberto dos Santos, da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte, deferiu o pedido, afirmando que a permissão é prevista em lei. Fernando Humberto ressaltou que a mudança não causará prejuízo a terceiros, tendo em vista que o agente não foi alvo de nenhum protesto e as certidões cíveis e criminais foram negativas. “Desde que tomadas às cautelas indispensáveis para o resguardo de interesse de terceiro, impõe-se que o Judiciário não negue o direito subjetivo do requerente”, completou.


Fonte: Site do TJMG - 22/02/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.