Cartório de BH recebe prêmio por investimento em gestão

O Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte foi agraciado no inicio de novembro com a medalha de ouro na Edição 2009 do Prêmio de Qualidade Total (PQTA) da Associação dos Notários e Registradores do Brasil. O Cartório é o primeiro a ser premiado em Minas pelo Programa de Qualidade da Associação dos Notários e Registradores - ANOREG-BR.

O Prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por notários e registradores para o aumento da eficiência dos processos internos, assim como o aprimoramento de produtos gerados e serviços prestados à sociedade.

Em janeiro de 2008, o Governo de Minas, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, iniciou um trabalho de mobilização dos Cartórios de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, incentivando-os a rever seus processos, informatizar suas serventias e orientar suas atividades para o foco no cliente.

Isso porque, segundo resultado do "Doing Business 2006", relatório do Banco Mundial que compara o ambiente de negócios de 178 países no mundo, Minas Gerais apresentava um prazo de 58 dias para o empreendedor concluir o processo de Registro de Imóveis, em média. Desses, 35 dias eram gastos apenas com os procedimentos de Cartório. Esse prazo deixava Minas na sétima colocação no ranking nacional, atrás de estados como São Paulo e Amazonas.

1º Ofício de Registro de Imóveis

Em fevereiro de 2008, Dr. Fernando Pereira do Nascimento assumiu como Oficial o 1 Ofício de Registro de Imóveis por meio de Concurso de Provas e Títulos realizado pelo TJMG. Ele entendia a importância de melhorar a prestação de serviços de registro de imóveis para seus clientes e identificou que seus objetivos estavam alinhados com aqueles propostos pelo PE Descomplicar.

Com o auxílio de empresa de consultoria, o Cartório implantou uma série de reformas que passaram desde o ambiente físico de atendimento até a mudança de cultura e comportamento dos funcionários da Serventia.

Houve então investimento pesado em gestão de processos, pessoas e financeira, informatização, melhoria do ambiente de atendimento e de trabalho. O foco passou a ser a satisfação de seus clientes.

O resultado do trabalho foi a redução do prazo para o registro de propriedade de 30 dias, em fevereiro de 2008, para os atuais 8 dias, em média. Além disso, o serviço de emissão de certidões, um dos mais demandados, caiu de 5 dias úteis para 1 dia útil no mesmo período, comprovando que o investimento em gestão e qualidade trouxe resultados relevantes para o Cartório e, sobretudo, para a sociedade.

Para garantir a perenidade do processo, o Cartório criou ainda um completo modelo de gestão operacional e financeira, com indicadores e metas bem definidos para toda a equipe, além de pagamento de prêmios de produtividade e capacitação constante de seus funcionários.

O próximo desafio do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte é a obtenção da certificação ISO 9002 e do Prêmio Mineiro de Qualidade (PMQ).

PQTA

O PQTA tem como objetivo mobilizar todos os serviços notariais e registrais através da conscientização e motivação dos notários e registradores de cada estado, funcionários e usuários, no sentido de proporcionar mais benefícios à sociedade brasileira com o aumento da qualidade dos serviços prestados.

As auditorias ocorreram nos meses de agosto, setembro e outubro de 2009, quando foram avaliados os seguintes critérios: Liderança, Planejamento Estratégico e Gestão de Resultados, Foco no Cliente, Foco na Equipe de Profissionais, Gestão do Processo de Prestação dos Serviços e Desenvolvimento Sustentável.

Descomplicar

O Descomplicar é um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo de Minas, cujo objetivo é facilitar as relações do Estado com as empresas, com os cidadãos e com o próprio Estado por meio da simplificação de processos, buscando a construção de um ambiente institucional adequado ao desenvolvimento da cidadania, dos negócios e dos investimentos privados.


Fonte: Site do Projeto Estruturador Descomplicar - 06/01/2010.

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