A carreira de Oficial de Registros hoje (1º), na TV Justiça

No "Carreiras" desta semana, o trabalho de um Oficial de Registros. O profissional que é qualificado para atuar em cartórios de registro civil. O programa estréia nesta segunda-feira, às 22h30, com reapresentações na terça, às 12h30, quarta, às 19h, sexta, às 22h30, e sábado, à meia-noite.

O entrevistado é o registrador Hércules Benício, que atua na área há sete anos. Entre as funções do registrador estão: autenticar documentos, lavrar escrituras e procurações públicas e fazer valer a certidão de nascimento."Oficial de registro é um profissional destinado a conferir segurança jurídica, publicidade, eficácia aos atos civis. (...) É um agente público, em colaboração ao Estado, que presta um serviço público de dotação de fé pública, um profissional do direito que está destinado a dar autenticidade às relações sociais, só que ele presta essa função pública de forma privada", explica o Hércules.

A profissão de registrador exige concurso público, ou pelo menos dez anos na carreira de escrevente. E mais, o bom profissional preciso ter um "faro" jurídico aguçado: "Tem que ter muita atenção porque a gente vende segurança jurídica, os nossos clientes esperam da gente um acerto integral de tudo o que está sendo afirmado pelo cartório. Eu certifico que tal pessoa vai ter esse nome para o resto da vida, por exemplo. É algo que precisa se ter a maior atenção", comenta o registrador Hércules.

No programa desta semana, há também sugestões de livros para quem quer começar a se especializar desde já.

Fonte: TV Justiça


Fonte: Site do Supremo Tribunal de Federal - 01/12/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.