Câmara aprova mudança de regras dos contratos rurais


A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou na última terça-feira (7), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5191/05, do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que muda as regras dos contratos agrícolas, de maneira a adequar, segundo o autor, o Estatuto da Terra (Lei 4504/64) às práticas atuais no meio rural. O projeto aumenta a participação dos proprietários nos contratos de exploração de suas terras por terceiros. A matéria segue agora para o Senado.
 
O relator na CCJ, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), sugeriu sua aprovação e também à do PL 5656/05, do deputado Ricardo Barros (PP-PR), que trata de assunto semelhante, e à do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a ambos os projetos. Essas propostas tramitavam em conjunto.

Mudanças

De acordo com o substitutivo, o proprietário poderá ficar com até 20% dos frutos da parceria ou arrendamento. Pelo Estatuto da Terra, esse limite hoje é de 10%. Quando ajudar na preparação da terra ou na disponibilização de moradias para os trabalhadores rurais, o proprietário poderá ficar com até 30% dos rendimentos, em vez dos atuais 20%. O substitutivo ainda eleva de 30% para 40% a participação do proprietário caso ele ofereça ao parceiro e ao arrendatário também galpões, banheiro para gado, cercas, valas ou currais, conforme o caso.


Fonte: Site da Câmara dos Deputados - 13/03/2006