Comissão da Câmara discute controle dos serviços de cartórios extrajudiciais

A Comissão de Legislação Participativa promove audiência pública na quarta-feira (29) para discutir a fiscalização dos serviços de cartórios extrajudiciais, como emissão de certidões, autenticações e reconhecimento de firma. O debate foi sugerido pelo Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul (MG). A entidade argumenta que, apesar de a Constituição de 1988 estabelecer que a fiscalização deve ser feita pelo Judiciário, não há uma regra clara, e o controle hoje é feito pela Justiça dos estados.

Os cartórios extrajudiciais são um serviço público delegado à iniciativa privada. O Conselho de Defesa Social argumenta que os serviços deveriam ser fiscalizados por órgãos de defesa do consumidor. A falta de uma regra única, segundo a entidade mineira, faz com o serviço seja tratado em alguns aspectos como público e, em outros, como privado.

Foram convidados para o debate:
- o juiz da Vara de Registros Públicos do Distrito Federal, Carlos Divino Rodrigues;
- o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Portugal Bacellar;
- o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rogério Favreto;
- o presidente da Comissão Nacional de Direitos Difusos e Coletivos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Augusto Aras;
- André Luiz Alves de Melo, representante do Condesesul;
- representantes do Conselho Nacional de Justiça, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e da Associação dos Magistrados do Brasil.

A audiência está marcada para as 14h30 no plenário 4.


Fonte: Site da Câmara dos Deputados - 27/10/2008.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.