Brasil é o primeiro país a ter norma de qualidade específica para cartórios

 

Apresentação ocorreu durante VIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro

O Brasil é o primeiro país a ter uma norma de qualidade específica para o segmento notarial e registral. A nova norma de qualidade foi anunciada durante o primeiro dia do VIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) entre 20 e 24 de novembro, em Brasília. Durante o encontro foram revelados os ganhadores do Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA 2006), criado com a proposta de reconhecer o esforço dos notários e registradores pela excelência no atendimento aos cidadãos.

A norma específica de qualidade para o segmento dos cartórios vai favorecer a uniformização de processos e atendimento nestes estabelecimentos de todo o país. “Ao criarmos o PQTA - 2006 e a norma de certificação queremos estimular um círculo virtuoso, destinado a viabilizar o atendimento em um padrão único, em menor tempo, com respeito aos públicos interno e externo, beneficiando a sociedade brasileira”, afirma o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar. Segundo o diretor das Normas de Qualidade da Anoreg-BR, Carlos Eduardo Gabizo Leite Penteado, a partir deste trabalho, o Brasil, como único país do mundo a ter uma norma específica para o segmento notarial e registral deve fornecer este conhecimento para outros países. “Após a formalização no Brasil, desejamos servir de modelo para outros países latinos, e exportar nosso modelo de qualidade”, informa.

Para o auditor André Dytz, que também atuou na coordenação do projeto as normas serão plenamente alcançadas pelos cartórios. “Desenvolvemos as normas para todos os cartórios, pois mesmo em uma estrutura simples de cinco funcionários, é preciso ter metas que à medida que vão sendo alcançadas precisam ser revigoradas de maneira pratica e empresarial” explicou.

 

Fonte: Site da AnoregBR - 22/11/2006

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.