Belo Horizonte tem o cartório mais rápido do país

 

A informatização está se tornando a principal aliada dos cartórios brasileiros para um atendimento mais rápido, seguro e eficiente à população. Em Minas Gerais, os estabelecimentos notariais e registrais já perceberam que as novas tecnologias podem ser importantes aliadas para prestar um melhor serviço com agilidade e segurança no processamento dos atos. O tema é um dos destaques do IX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que termina nesta sexta-feira, em Belo Horizonte (MG).

Um exemplo positivo da utilização da informatização para uma prestação de serviços mais eficiente é encontrado na cidade de Belo Horizonte. O cartório do 4º Ofício de Registro de Imóveis se tornou o mais rápido do Brasil, utilizando-se de softwares modernos para prestar um serviço mais ágil e seguro à população. Para o cidadão que vai ao cartório, a realidade encontrada é a ausência de filas, com um serviço que alia agilidade e segurança, podendo executar qualquer tipo de registro em um prazo máximo de dois dias, enquanto a maioria dos cartórios brasileiros disponibiliza esse documento em um mês.

De acordo com o titular do cartório, Francisco Rezende, a principal estratégia para esse serviço ágil e seguro é a informatização, com a utilização de softwares específicos para a atividade notarial e de registro. “Para não termos filas, é essencial contar com um sistema que nos permita fazer o atendimento bem feito e de maneira rápida”, conta. O cartório recebe uma média de 60 títulos por dia e realiza entre 70 a 80 registros diariamente. “Hoje, chegamos num nível que em 48 horas podemos executar qualquer tipo de registro. Por garantia, pedimos um prazo de até cinco dias, mas em dois dias as pessoas já têm o registro em mãos”, afirma. O prazo normal da maioria dos cartórios brasileiros é disponibilizar os registros em 30 dias. Já as certidões, o cartório do 4º Ofício de Belo Horizonte oferece na mesma hora aos clientes, enquanto o prazo normal para a entrega é de cinco dias úteis.

Essa agilidade no atendimento é reconhecida pelo público e considerada modelo em todo o Brasil. “Temos um índice de satisfação dos nossos clientes muito bom. Hoje, os serviços prestados pelo Cartório do 4º Ofício de Registro de Imóveis é referência em Belo Horizonte e no país”, diz Rezende. Para isso, ele firmou uma parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, na qual o cartório conta com uma linha direta com o sistema da prefeitura, agilizando os processos solicitados.

Outro serviço oferecido pelo cartório graças à informatização é o sistema de busca. Ou seja, a população que procura o cartório, além de registrar o título pode também fazer uma cópia digital do documento, que fica arquivado num banco de dados, podendo ser consultado novamente quando necessário.

Informatização no Brasil

A questão de informatizar os atos notariais e registrais, garantindo maior segurança e agilidade às partes, vem sendo discutida em todo o país. Durante o IX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, organizando pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), haverá um painel específico sobre o tema, discutindo com notários, registradores e autoridades da área jurídica especializada questões para avançar na qualidade do serviço prestado. A palestra é o destaque nesta sexta-feira (dia 16/11) com o tema “Os sistemas de informatização e modernização para a integração dos serviços notariais e de registro”, com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Fernando Neto Botelho, e de presidentes de associações e institutos da área notarial e de registro.

A discussão sobre o tema ganha importância ao se avaliar o mapa da informatização no país. De acordo com Leonel Danczuck, da Escriba Informática, “o Brasil conta atualmente com cerca de 20 mil cartórios extrajudiciais instalados. Desses, apenas 25% possuem algum sistema de gestão de T.I. cartorial, o que não significa que estejam modernizados, pois não existem regras definidas quando se trata dessa questão”. A empresa é especializada em proporcionar ferramentas personalizadas para tabelionatos e registros em todo o Brasil, com sistemas instalados em mais de 7 mil terminais em 18 estados brasileiros.

Paranashop - PR


Fonte: Boletim Eletrônico da Anoreg/BR - nº 894 - 19/11/2007

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.