Arpen-SP e Rede Globo produzem matéria sobre Casamento no Fantástico

 

"O sim" via web

No último domingo o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão veiculou matéria produzida pela reportagem em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e com o Cartório do 1° Subdistrito do município de Osasco, na Grande São Paulo.
Clique aqui e assista ao vídeo, ou então leia abaixo como foi a matéria.

A noiva estava em Nice, na França. o noivo em Xangai, na China. E os computadores, num cartório em Osasco, na grande São Paulo. Casamento pela internet. Os tempos modernos chegaram!

"Ele era meu melhor amigo, sempre foi meu melhor amigo", disse a designer Sarah Sá Freire. "Era uma amizade, mas dava para perceber que era um negócio diferente", comentou o publicitário Rafael Sá Freire.

Esta é a história de Rafael e Sarah: separados por nove mil quilômetros de distância, mas unidos por um amor que atravessa os continentes. No computador, é possível fazer uma entrevista a três: a Sarah está no sul da França; Rafael, em Xangai, na China; e a repórter em São Paulo.

"A gente sempre teve esse problema da distância. O namoro já começou comigo saindo do Brasil", disse Rafael.

Rafael foi morar com a família na Alemanha. Depois, passou seis anos estudando em Londres. O namoro balançava entre incontáveis rompimentos e reconciliações.
"Eu tive outros namorados, e a maioria dos meus amores terminou, porque existia um fantasma que não me deixava em paz, mesmo que eu quisesse. Um momento que se repetia e que para mim era doloroso demais era levá-lo no aeroporto. Era uma das coisas que eu não suportava. A gente não sabia quando ia se ver de novo", comentou Sarah.

Decidida a ficar mais perto do namorado, Sarah se mudou para Nice, na França. Mas veja só o desencontro: ela não sabia que Rafael tinha recebido uma proposta para trabalhar na China.

"Eu achei que a gente, realmente, não fosse conseguir ficar junto mais. A gente chegou a um ponto em que não fazia mais sentido ficar esperando, sabe? Então, vamos casar", disse Rafael.

"No dia 1º de janeiro, eles deram a notícia e o Rafa fez o pedido para o sogro por internet", contou Edna Stutz, mãe de Sarah. "Acho que cada um tem que lutar pelos seus sonhos", disse Roberto Stutz, pai de Sarah.

Roberto e Edna foram nomeados, por procuração, representantes dos noivos no casamento civil e tiveram uma idéia: "Que a celebração fosse transmitida em tempo real para os noivos", contou a oficial de registro civil Alexandra Musa.
Os pais de Rafael, que moram em Barcelona, na Espanha, também acompanhariam a cerimônia pelo computador. E no dia 9 de abril, Rafael e Sarah disseram o esperado "sim" pela internet, em um cartório de Osasco, na Grande São Paulo.
"Quando a Sarah ouviu o nome dela de casada, ela não se conteve e começou a chorar", lembra o pai de Sarah.

O casamento religioso vai ser em agosto, no Brasil. "Acho que depois dessa história eu tenho o direito de me vestir de noiva", comenta Sarah.

Logo depois, o casal itinerante segue para a lua-de-mel na Tailândia e a vida a dois começa em Xangai, para onde Sarah vai se mudar. Para todo mundo que tem um relacionamento à distância, o que eles diriam? "Muita força, mas não desista", recomenda Sarah.

E pensar que faltam só quatro meses para o sonhado reencontro... Quatro meses?

Uma eternidade!


Fonte: Site da Arpen-SP - 30/04/2008

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.