Arpen Brasil e INSS iniciam trabalho conjunto para regularização de inconsistências no Sisobi

Cartórios de Registro Civil estão sendo procurados para que regularizem situação junto ao INSS

Desde a quarta-feira (15/05) a Arpen Brasil, em parceria com o INSS, iniciou um trabalho de levantamento junto aos Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil para atenuar as inconsistências apresentadas no Sistema Informatizado de Controle de óbitos- SISOBI. De acordo com o INSS muitos cartórios apresentam falhas nas comunicações enviadas ao instituto, o que tem ocasionado problemas constantes, tanto para os cartórios quanto para a sociedade.

Para tentar solucionar o problema foi publicada a Portaria Conjunta INSS/ Anoreg Brasil/ Arpen Brasil nº 05 de 2012, que criou o grupo de trabalhos “Cartórios e INSS”. O grupo se reuniu pela primeira vez no dia 7 de março na Procuradoria Federal Especializada do INSS e voltou a se reunir no último dia 15 de maio.

Durante as reuniões foram levantadas várias demandas para os registradores civis, entre elas, o cuidado na exatidão dos dados relativos aos óbitos encaminhados ao INSS e o cumprimento dos prazos para os envios.

O primeiro passo encontrado pelas entidades para tentar solucionar o problema foi entrar em contato com as serventias que aparecem em desacordo com as normas do INSS. Para isso, o instituto identificou uma lista de Cartórios de Registro Civil, que estão sendo contatados pela Arpen Brasil desde o último dia 15 de maio.

A intenção deste primeiro contato é orientar o oficial a regularizar sua situação junto ao INSS e ainda, prevenir futuras inconsistências. Neste primeiro momento, o contato está sendo feito via telefone, pela senhora Roselha Matias da Silva.


Fonte: Site da ARPEN Brasil - 17/05/2012.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.