Anastasia anuncia o novo secretariado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE (29/12/10) - O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, os nomes do novo secretariado do Governo do Estado de Minas Gerais ao lado do vice-governador eleito, deputado estadual Alberto Pinto Coelho, e do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Para a composição do secretariado, o governador Antonio Anastasia disse que levou em consideração a eficiência, a probidade e o compromisso com as metas defendidas pelo governo.

“Em primeiro lugar, o compromisso com o resultado, com a eficiência, com a probidade e, naturalmente, o primeiro compromisso que vamos reiterar no nosso secretariado na sua reunião no dia 3 (de janeiro), após a posse coletiva, será o cumprimento das leis, das metas determinadas no Plano de Governo, que tivemos aprovação no dia 3 de outubro, recente, último, nas eleições”, disse o governador Antonio Anastasia.

Os nomes escolhidos para a composição do secretariado são de altíssimo nível, segundo o governador, que enfatizou que a natureza do cargo de secretário de Estado é política. Os novos secretários tomarão posse na próxima segunda-feira (3).

“O secretariado é altamente competente. É experimentado, experiente. Alguns são secretários, outros estão entrando agora, mas tenho certeza que Minas Gerais tem um secretariado de altíssimo gabarito para darmos cumprimento àquilo que nos compromissamos nas eleições. O cargo de secretário de Estado, pela definição da nossa Constituição, é um cargo político.Todos os secretários são políticos e exercem função política, sem exceção”, afirmou.

Secretaria de Trabalho e Emprego

Foram criadas as Secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Institucionais.

“A Secretaria de Trabalho e Emprego, a ser criada pela Lei Delegada, é o resultado dos nossos compromissos como a primeira prioridade de nosso governo, que é a geração de empregos de qualidade. O deputado Carlos Pimenta, que aceitou esse nosso convite, será o primeiro secretário nesta pasta do Trabalho e Emprego”, explicou o governador.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.

Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários no próximo mandato do governador Antonio Anastasia. São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayette Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esportes e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).

Quatro secretários serão mantidos nas suas respectivas pastas. São eles: Antônio Jorge de Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão). Já Ana Lúcia Gazzola deixará a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e assumirá a Secretaria de Estado de Educação.

Secretarias Extraordinárias

Além das Secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária; da Copa do Mundo, Sergio Barroso, que deixa a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo vai agregar, segundo o governador, toda a coordenação para garantir o cronograma das obras para a realização da Copa do Mundo de 2014.

“Resolvemos, à semelhança de outros estados, criar a secretaria extraordinária com o objetivo de agregarmos ali toda coordenação em relação à Copa, a articulação com a Prefeitura de Belo Horizonte, o acompanhamento da obra do Mineirão, das obras do Independência, das obras viárias, do Turismo, ou seja, uma secretaria chamada matricial. Ela perpassa diversas áreas e tem de ter uma coordenação efetiva, porque o projeto da Copa do Mundo, feito inclusive um planejamento estratégico com a Fundação Dom Cabral, juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado, é muito complexo”, explicou.

Empresas e estatais

Foram anunciados ainda os presidentes das empresas estatais. Na Cemig, permanece o atual presidente, Djalma Morais. Na Copasa, está mantido Ricardo Simões, assim como na Codemig, o atual presidente, Oswaldo Borges.

No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência, tendo José Santana como vice-presidente. Na Gasmig, será presidente Fuad Noman. No Servas, Andrea Neves retorna à presidência.

Para a Secretaria Geral do Governador segue Gustavo Magalhães e na Advocacia Geral do Estado (AGE), Marco Antonio Romanelli. Assume a Controladoria Geral do Estado, criada a partir da ampliação das atribuições da Auditoria Geral do Estado (AUGE), Moacyr Lobato, ex-secretário de Estado de Defesa Social.

No comando da Polícia Militar de Minas Gerais, permanece o coronel Renato Vieira de Souza e a Polícia Civil de Minas Gerais passa a ser chefiada pelo delegado-geral Jairo Léllis. No Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, assume o coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo. No Comando do Gabinete Militar do Governador permanece o coronel Luis Carlos Dias Martins.

O governador também anunciou a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que será chefiado por Tadeu Barreto, atual coordenador do Programa Estado para Resultados.

O governador Antonio Anastasia também anunciou que o deputado estadual Luiz Humberto (PSDB) será o Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi eleito para o seu quarto mandato.

Ele também agradeceu a todos que participaram do governo nesses nove meses em que esteve à frente do Estado, aos senadores eleitos Aécio Neves e Itamar Franco e aos partidos que compõe a base política do governo.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que participaram dos trabalhos que resultaram o final deste mandato. Um agradecimento especial aos nossos senadores Aécio Neves e Itamar Franco pelo permanente companheirismo, igualmente a todos os partidos que compõe a nossa base política, ao senhor vice-governador Alberto Pinto Coelho e ao nosso secretário de Governo e a todos os atuais membros do secretariado, aqueles que permanecem e aqueles que deixam o Governo. O meu agradecimento profundo pela dedicação que se envolveram ao longo desses nove meses desse meu mandato, com referência, naturalmente, aos programas sob a responsabilidade das suas respectivas secretarias”, disse.

Lista dos novos secretários de Estado de Minas Gerais

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Elmiro Nascimento

Casa Civil e Relações Institucionais - Maria Coeli Simões

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Nárcio Rodrigues

Cultura - Eliane Parreiras

Defesa Social - Lafayette Andrada

Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas - Gil Pereira

Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck

Desenvolvimento Regional e Política Urbana - Bilac Pinto

Desenvolvimento Social - Wander Borges

Educação - Ana Lúcia Gazolla

Esportes e da Juventude - Bráulio Braz

Fazenda - Leonardo Colombini

Governo - Danilo de Castro

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Adriano Magalhães

Planejamento e Gestão - Renata Vilhena

Saúde - Antônio Jorge de Souza Marques

Trabalho e Emprego - Carlos Pimenta

Transportes e Obras Públicas - Carlos Melles

Turismo - Agostinho Patrus Filho

Extraordinários

Secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Sergio Barroso

Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana - Alexandre Silveira

Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária - Manoel Costa

Outras nomeações

Cemig - Djalma Morais

Copasa - Ricardo Simões

Codemig - Osvaldo Borges

BDMG - Matheus Cotta Carvalho

Gasmig - Fuad Noman

Servas - Andrea Neves

Secretaria Geral do Governador - Gustavo Magalhães

Advocacia Geral do Estado - Marco Antônio Romanelli

Controladoria Geral do Estado - Moacyr Lobato

Gabinete Militar do Governador - coronel Luis Carlos Dias Martins

Polícia Militar de Minas Gerais - coronel Renato Viera de Souza

Polícia Civil - delegado-geral Jairo Léllis

Corpo de Bombeiros - coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo

Escritório de Prioridades Estratégicas - Tadeu Barreto


Fonte: Site do Governo do Estado de Minas Gerais - 29/12/2010.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.