Acordo possibilita título de propriedade gratuito para famílias de baixa renda


O Ministério das Cidades e a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) firmam acordo nesta quarta-feira (10) para isentar famílias de baixa renda da cobrança de taxas cartoriais no seu primeiro registro de imóvel. Pelo acordo, a Anoreg-BR também se compromete a agilizar e priorizar a regularização fundiária de imóveis de famílias de baixa renda.

A medida visa remover um dos principais obstáculos para que as famílias obtenham o título de propriedade: os altos custos do processo de regularização. O acordo é uma medida que facilita a aplicação da lei 10.931, de 2004, que determina que a gratuidade das taxas notariais ou de registro para regularização fundiária de interesse social ou que estejam a cargo da administração pública. Até hoje, 14.529 famílias foram beneficiadas pelo advento da lei.

Papel Passado - Papel Passado é o programa do MCidades para urbanizar e regularizar assentamentos precários. Até hoje, foram iniciados pelo programa 1,023 milhão de processos de regularização fundiária em todo o país.

Ministério das Cidades 


Fonte: Site do Governo Brasileiro - www.brasil.gov.br - 10/05/2006