4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte é o primeiro cartório mineiro a emitir certidão digital


O que é certidão digital ?

Trata-se da possibilidade de uma Certidão ser emitida e assinada eletronicamente pelo Cartório, por meio de um “Certificado Digital” do mesmo. A Certidão terá a mesma validade jurídica, desde que mantida em arquivo eletrônico, conforme regulamenta a Medida Provisória n. 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

A certificação digital nos permite garantir a identificação da autoria de determinado documento, com total segurança. É uma tecnologia que garante o sigilo de documentos e a privacidade na correspondência de empresas e pessoas, além de impedir a adulteração destes nos caminhos da Internet.

Hoje, o site da Receita Federal possui o e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde utiliza tal tecnologia, que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, assegurada sua privacidade e inviolabilidade.

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte possibilita, entre outros atendimentos, a consulta e regularização das situações cadastral e fiscal dos contribuintes pessoas físicas e pessoas jurídicas, a entrega de declarações e demais documentos eletrônicos com aposição de assinatura digital, a obtenção de cópias de declarações e de outros documentos e seus respectivos recibos de entrega, alteração e solicitação de cancelamento da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), inscrição, alteração e solicitação de cancelamento da inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a emissão de certidões, o cadastramento eletrônico de procurações, o acompanhamento da tramitação de processos fiscais, o parcelamento de débitos fiscais, a compensação de créditos fiscais, a prática de atos relacionados com o funcionamento do comércio exterior e o leilão de mercadorias apreendidas.

Somente quatro cartórios brasileiros, entre eles o 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, já utilizam o seu Certificado Digital, com cadastro feito através do site do Cartório 24 horas, para emissão de Certidão Digital, visando à agilização na entrega das mesmas e redução do custo ao solicitante.

Conheça os cartórios brasileiros que emitem Certidão Digital, através do sistema do Cartório 24 horas:

Cartório: Bacacheri – Registro Civil e Tabelionato de Notas de Curitiba/PR
Titular: Rogério Portugal Bacellar -  Fone: (41) 3353-4343

Cartório: 7º Tabelionato de Notas de Curitiba/PR
Titular:
Ângelo Volpi Neto  - Fone: (41) 3322-6157

Cartório: Tabelionato de Notas de São Paulo das Missões/RS
Titular:
Airton M. Nedel - Fone: (55) 3563-1259

Cartório: 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte/MG
Titular:
Francisco José Rezende dos Santos - Fone: (31) 3291-5958


Fonte: SERJUS - 19/09/2006

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.