SERJUS realiza 15º Encontro de Notários e Registradores de Minas Gerais


A SERJUS - Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais, realizou nos dias 15, 16 e 17 de março, o 15º Encontro de Notários e Registradores, em Belo Horizonte, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, contando com a presença expressiva de 214 participantes, entre eles notários, registradores mineiros e de outros Estados. Neste mês em especial, a entidade comemora 70 anos de uma caminhada vitoriosa em prol da valorização e do aprimoramento da classe notarial e de registro em Minas Gerais. Dentre a programação do evento foram realizados os lançamentos de dois novos serviços destinados à população – Cartório Fácil e o Cartório 24 horas, além de exposição de fotos do acervo de cartórios mineiros e homenagens às personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento das atividades notariais e de registros no Estado e em todo País.

Cartório Fácil

A abertura do 15º Encontro dos Notários e Registradores de Minas Gerais, no último dia 15, iniciou com a apresentação dos programas Cartório Fácil e Cartório 24 horas. O lançamento do Cartório Fácil, serviço de informações direcionado especialmente aos cidadãos mineiros, foi realizado pela diretora secretária da SERJUS, Dra. Maria Candida Baptista Faggion, que apresentou aos participantes e convidados as cartilhas de cada serventia específica - registro civil, notas, imóveis, protesto, títulos e documentos e civil das pessoas jurídicas, e na oportunidade entregou ao presidente do Recivil, Dr. Paulo Alberto Risso de Souza, o primeiro lote do material, destacando as facilidades do site do programa www.serjus.com.br/cartoriofacil.


Dra. Maria Candida Baptista Faggion e Dr. Paulo Alberto Risso de Souza

Cartório 24 horas

Já o lançamento do Cartório 24 horas contou com as participações do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Dr. Rogério Portugal Bacellar e do diretor dos Correios de Minas Gerais, Sr. João Pinto Reis. Foi destacado pelo Dr. Rogério Bacellar a importância da parceria com a Serjus e as vantagens de operar uma rede brasileira de cartórios. Para marcar a instalação do serviço no Estado, o Desembargador Corregedor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Roney Oliveira, fez a solicitação simbólica do primeiro pedido de certidão via Cartório 24 horas. O documento foi entregue por dois carteiros que entraram no auditório formalizando o lançamento.


 

 

 

 

 

 

 


Des. Roney Oliveira - Corregedor Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais    

 

Comenda "Antônio Albergaria" e homenagens

Em comemoração aos 70 anos da SERJUS, foi criado por voto direto e unânime da Diretoria da associação, a Comenda de Mérito Antônio Albergaria, tabelião aposentado que tem uma trajetória profissional marcada pelo desenvolvimento e fortalecimento das atividades notariais e de registro no País. Autor de vários estudos e obras publicadas, entre elas o notável livro “Minha Vivência no Notariado Paulista – de 1935 a 1989” – que ajuda a qualificar os notários em atividade, destacando o exercício responsável e ético da profissão. As homenagens foram feitas pelo presidente da SERJUS, Dr. Francisco José Rezende dos Santos e pelo registrador Dr. Wilson Baptista, acompanhados pelo patrono da Comenda, Tabelião Antônio Albergaria e pelo presidente do Conselho Diretor da Serjus, Dr. Maurício Leonardo.

Receberam a Comenda de Mérito Tabelião Antônio Albergaria, personalidades e instituições que contribuem para a valorização e o reconhecimento das atividades notarial e de registro em Minas Gerais e em todo país:

Desembargador José Antônio Braga, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais;

Desembargador Roney Oliveira, Corregedor Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais;

Dr. Danilo de Castro, Secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, representado pelo subsecretário da Casa Civil da Secretaria de Governo de Minas Gerais, Dr. Carlos Alberto Pavan Alvim;

Professor João Teodoro da Silva – Tabelião do 6º Ofício de Notas de Belo Horizonte

Dr. Sérgio Jacomino, Oficial do 5º Registro de Imóveis de São Paulo e presidente do IRIB - Instituto de Registro Imobiliário do Brasil,

Assembléia Legislativa de Minas Gerais, presidente Mauri Torres, representado pelo Deputado Miguel Martini;

FEBRANOR
- Federação Brasileira de Notários e Registradores do Brasil, através do presidente Dr. Rogério Portugal Bacellar;

SINOREG - Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais, através do presidente Dr. Eugênio Klein Dutra, representado pela Dra. Darlene Triginelli; Tabeliã do 3º Ofício de Notas de Belo Horizonte.

RECIVIL - Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais, através do presidente Dr. Paulo Alberto Risso de Souza,
 
ANOREG/MG - Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais, pelo presidente Dr. Wolfgang Jorge Coelho.

Após a entrega das Comendas, foi realizada palestra com o Dr. Frederico Henrique Viegas de Lima, professor doutor de Direito Civil - Universidad de Valladolid/Espanha, sobre a “Importância da Atividade Notarial e de Registros Públicos para a Realização do Direito."

Palestras

Nos dias 16 e 17 de março, notários e registradores do Estado tiveram a oportunidade de debater temas de grande interesse da classe. “A Uniformização dos Serviços Notariais e de Registros Públicos de Minas Gerais” foi o assunto principal do programa, elaborado pelas equipes da Corregedoria Geral de Justiça e da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. A programação contou ainda com as palestras sobre “As Gratuidades e as Isenções de Emolumentos nos Serviços Notariais e de Registros”, ministrada pelo Dr. Sacha Calmon, professor titular de Direito Financeiro e Tributário da UFRJ, e os “Aspectos Relevantes da Atividade Notarial e de Registro” proferida pelo Dr. Romeu Felipe Bacellar Filho, presidente do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar/PR.


Equipes da Corregedoria Geral de Justiça e da Secretaria de Estado de
Fazenda de Minas Gerais e membros da Diretoria da Serjus
 

 

 

 

 

 

 

 


Dr. José Nadi Néri, Dra. Maria Candida Baptista, Dr. Romeu Bacellar Filho,     
Dr. Maurício Leonardo, Dr. Francisco Rezende e Dr. Ari Álvares (esq. p/ dir)


 

 

 

 

 

 

 

                                      Dr. Romeu Felipe Bacellar Filho

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Roberto Dias, Dr. Wolfgang Jorge Coelho, Dra. Maria Candida, Dr. Sacha Calmon,    
 Dr. Maurício Leonardo, Dr. Francisco Rezende, Dr. Ari Álvares, Dra. Rosa Maria Veloso
 e a Registradora Zélia Monteiro  (esq. p/ dir)


 

 

 

 

 

 

 

                                                 Dr. Sacha Calmon

Mostra fotográfica

Os participantes das comemorações dos 70 anos da Serjus também puderam conferir a exposição fotográfica “Relíquias Autênticas”, no hall do auditório da Faculdade de Direito da UFMG. A mostra realizada pelo fotógrafo Rodrigo Albert, reuniu cerca de 30 fotos dos mais antigos e curiosos documentos como registros históricos e capas de livros antigos produzidas pelos notários e registradores de diferentes épocas, dos primeiros cartórios instalados no Estado.


Transcripção do Penhor de Escravos do Livro V, datado em 1864
Acervo: 1º Registro de Imóveis de Mariana


Baile de Gala

Finalizando o evento foi realizado no dia 17 de março, comemorando os 70 anos da entidade, o Baile de Gala no Automóvel Clube de Belo Horizonte, solenidade que reuniu os participantes do 15º Encontro, convidados, diretores e funcionários da SERJUS num momento de grande alegria e confraternização, que com certeza ficará na memória de todos aqueles que fazem parte desta importante associação de classe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: SERJUS - 22/03/2006