105 municípios do Piauí poderão instalar cartórios

Em evento realizado nesta terça-feira, 24, na Associação Piauiense de Municípios - APPM, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Nonato Alencar, lançou um projeto para criar cartórios em 105 municípios piauienses que ainda não os possuem. O projeto é de autoria da deputada estadual Lílian Martins. Os cartórios farão registros civis, de imóveis e serviços notoriais (autenticação de documentos, protesto de títulos).

O TJ dá uma concessão para a instalação dos cartórios em parceria com as prefeituras municipais, que em contrapartida entram com a estrutura física. “A intenção é convergir os interesses do judiciário com os municípios e despertar o interesse dos prefeitos para a importância dessa criação”, ressalta o presidente do TJ.

Para abrir um cartório, segundo a determinação da lei complementar 115, de agosto de 2008, a pessoa tem que ser bacharel em Direito e os funcionários que trabalham no cartório têm que ser aprovadas por concurso público, realizado pelo TJ. De acordo com o desembargador, depois de saber quantos municípios terão interesse em possuir cartório é que será trabalhada a realização desses concursos. “O concurso que será realizado agora pelo TJ, pode ser que já contemple a contratação de pessoas para ocuparem esses cartórios, se as prefeituras conseguirem viabilizar a instalação dos cartórios em tempo hábil, de acordo com o edital do concurso”, explicou.

Para a deputada estadual Lílian Martins, a melhor forma de instalar esses cartórios é através da parceria entre as prefeituras e o tribunal, o que vai ajudar a diminuir o sub-registro civil no Estado. “33,7% das crianças que nascem no Piauí são sub-registradas (quando a criança não consegue ser registrada em até 90 dias após seu nascimento)”, detalha.

O prefeito do município de Porto e primeiro tesoureiro da APPM, Domingos Barcelar, representou o presidente da Casa, Francisco Macedo, na solenidade. O prefeito disse que é uma grande oportunidade para esses 105 municípios do Piauí ter a sua própria comarca e se tornar independente. “Cada município terá sua vida própria, evitando despesas com deslocamento para outras cidades, muitos prefeitos já estão com o espaço preparado para instalação do cartório”, revelou.

A solenidade também contou com a presença do vice-governador Wilson Martins, do deputado estadual João de Deus e do prefeito de Capitão de Campos e secretário-geral da APPM, Moisés Barbosa.


Fonte: Site da AnoregBR - 25/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.